Loja Philips
Banner - Desktop
Banner - Mobile

10 dúvidas sobre depilação

Todos nós sabemos que se depilar, muitas vezes, é uma tarefa complicada e podem vir a surgir muitas dúvidas. Por isso, a Philips irá responder hoje as 10 dúvidas mais comuns que surgem na hora da depilação para que você não tenha mais problemas.

Que partes do corpo podem ser depiladas?

Qualquer parte do corpo pode ser depilada. A remoção dos pelos tem um significado cultural e muito individual. Existem algumas convenções e tendências, que guiam esse hábito numa sociedade: mulheres devem depilar axilas, virilhas e pernas. Homens podem, ou não, remover os pelos do rosto. Na prática, qualquer pelo pode ser removido, mas, como existem áreas mais sensíveis, os métodos de remoção dos pelos podem variar para se alcançar melhor resultado estético e menos desconforto.

Existe uma idade adequada para se iniciar a depilação?

A remoção ou o corte dos pelos pode ser feita em qualquer idade, mas existem métodos mais dolorosos e, muitas vezes, crianças e adolescentes não estão preparados para suportar o desconforto da depilação. Isso ocorre, mais comumente com métodos de avulsão, como ceras, linha, pinça e aparelhos de depilação, ou na depilação a laser.

O que devo fazer antes e depois da depilação?

É muito importante cuidar da pele da região que será depilada. Em primeiro lugar, a pele deve estar hidratada e limpa. A pele ressecada, se irrita com mais facilidade quando submetida a métodos agressivos como a cera ou até cremes depilatórios, além de ficar mais sensível com o uso de lâminas. Nos casos em que há muitos pelos encravados, uma esfoliação leva e suave pode ajudar no desprendimento desses fios, facilitando sua remoção. A hidratação pós depilação também é muito importante, promovendo conforto e sensação de frescor após a depilação. No entanto, sempre devemos prestar atenção nos produtos usados, dando preferência a loções ou géis fluidos, sem álcool e sem óleo, que podem levar a irritações. Após a depilação também é muito importante cuidar da fotoproteção da região depilada, evitando o escurecimento da área.

Depilar o rosto com cera causa flacidez?

A depilação dos pelos faciais com cera não é capaz de causar flacidez local. É um método agressivo para pele, leva a um processo inflamatório e pode facilitar o surgimento de manchas. Por isso, cuidado ao depilar buço e sobrancelhas com cera.

Depilar mancha a pele?

A depilação pode ser um fator responsável por manchas na pele. Isso vai depender do método utilizado, das área tratada, dos cuidados pós depilação e da predisposição pessoal de cada um. Métodos como ceras e cremes depilatórios podem provocar uma inflamação que facilita a pigmentação da pele. O mesmo ocorre com a depilação a laser em áreas expostas ao sol quando os cuidados de fotoproteção não são aplicados de forma correta ou quando é feita em peles bronzeadas sem controle da energia usada. Além disso, algumas pessoas apresentam quadros de foliculite ( inflamação ao redor dos pelos) após depilação e depois evoluem com manchas na região.

Depilação com lâmina engrossa o pelo?

O pelo tem uma estrutura que se assemelha a um cone, sendo mais fino na extremidade. Quando aparamos os pelo com uma lâmina ou com uma tesoura, cortamos a estrutura numa área de diâmetro maior do que da extremidade, daí a impressão que o pelo engrossa.

Como evitar os pelos encravados?

A esfoliação suave é uma boa opção na prevenção dos pelos encravados. Ela é capaz de liberar fios que estão internalizados e diminui a espessura da epiderme, facilitando a saída do novo fio. Nos casos de depilação com lâminas, sempre aplica-la na direção do crescimento do pelo e nunca fazer o movimento de volta, no sentido contrário.

Qual o intervalo adequado entre as sessões de depilação?

O tempo necessário entre as sessões de depilação vai variar, principalmente, de acordo com o método escolhido. Os métodos de avulsão do pelo, como ceras, linhas, pinças ou aparelhos elétricos, quando o pelo é removido desde o bulbo, costumam ser repetidos a cada 15 – 20 dias, variando de pessoa para pessoa e dependendo da região depilada. Quando se utilizam métodos de corte ou cremes depilatórios, o crescimento do pelo é mais rápido e a depilação é repetida precocemente. Nos casos de depilação a laser, deve-se respeitar o intervalo de 30 dias entre as sessões para optimizar os resultados.